Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

 NAÇÃO 209 - UNIDOS NO AMOR DE DEUS


ONLINE
3







Total de visitas: 10463
SAÚDE

  1. Que é LER?

  2. O termo LER refere-se a um conjunto de doenças que atingem principalmente os membros superiores, atacam músculos, nervos e tendões provocando irritações e inflamação dos mesmos. A LER é geralmente causada por movimentos repetidos e contínuos com consequente sobrecarga do sistema músculo-esquelético. O esforço excessivo, má postura, stress e más condições de trabalho também contribuem para aparecimento da LER. Em casos extremos pode causar sérios danos aos tendões, dor e perda de movimentos. A LER inclui várias doenças entre as quais, tenossinovite, tendinites, epicondilite, síndrome do tunel do carpo, bursite, dedo em gatilho, sindrome do desfiladeiro toracico e síndrome do pronador redondo. Alguns especialistas e entidades preferem, atualmente, denominar as LER por DORT ou LER/DORT. A LER também é conhecida por L.T.C. (Lesão por Trauma Cumulativo).


  3. A quem a LER ataca? A LER é contagiosa?

  4. As principais vítimas são digitadores, publicitários, jornalistas, bancários e todos os profissionais que têm o computador como companheiro de trabalho.
    Não é contagiosa, pois não é causada por bactérias, fungos ou virus, mas sim por movimentos repetitivos. 


  5. Porque há quem diz que LER não existe?

  6. Penso que por se definir a LER como um conjunto de doenças e não como uma doença específica. Quando alguem diz que tem LER, na verdade trata-se de uma tendinite, tenossinovite ou outro tipo de doença causada por esforço repetitivo.

  7. Que significa DORT?

  8. Disturbio osteomuscular relacionado ao trabalho

  9. Qual a diferença entre LER e DORT?

  10. LER é a designação de qualquer doença causada por esforço repetitivo enquanto DORT é o nome dado as doenças causadas pelo trabalho. Alguns especialistas e entidades preferem, atualmente, denominar LER por DORT ou ainda LER/DORT. 

  11. Quais os sintomas da LER ?

  12. Em geral dores nas partes afetadas. A dor é semalhante a dor de reumatismo ou de esforço estático, como por exemplo a dor causada quando se segura algo com o braço, por longo tempo, sem movimentá-lo. Há formigamentos e dores que dão a sensação de quemadura ou as vezes frio localizado.

  13. A LER é uma doença nova?

  14. Não. Já na idade média era conhecida sob outros nomes, como por exemplo, a "Doença dos Escribas", que nada mais era do que uma tenossinovite, praticamente desaparecendo depois da invenção da imprensa por Gutemberg. Ramazzini, em 1700, também, descreve a doença dos escribas e notórios. Em 1895 o cirurgião suiço Fritz de Quervain descrevia o "Entorse das Lavadeiras" , atualmente conhecida como Tenossinovite de De Quervian, um tipo de doença causada por esforço repetitivo.
    A LER, entretanto, acentuou-se demaisiadamente na decada de 1990, com a popularização dos computadores pessoais.


  15. A LER é causada somente pelo trabalho?

  16. Não, também podem ser causa de LER atividades esportivas que exijam grande esforço. Da mesma forma a má postura ou postura incorreta, compressão mecânica das estruturas dos membros e outors fatores podem causar LER. 

  17. Quais as possíveis causas das lesões por esforços repetitivos?

  18. Podemos citar entre tantas outras,
    1. posto de trabalho inadequado e ambiente de trabalho desconfortável
    2. atividades no trabalho que exijam força excessiva com as mãos, 
    3. posturas inadequadas e desfavoráveis às articulações, 
    4. repetição de um mesmo padrão de movimento
    5. tempo insuficiente para realizar determinado trabalho com as mãos. 
    6. jornada dupla ocasionada pelos serviços domésticos.
    7. atividades esportivas que exijam grande esforço dos membros superiores. 
    8. compressão mecânica das estruturas dos membros superiores. 
    10. ritmo intenso de trabalho
    11. pressão do chefe sobre o empregado
    12. metas de produçao crescente e pre-estabelecidas
    13. jornada de trabalho prolongada
    14. falta de possibilidade de realizar tarefas diferentes 
    15. falta de orientação de profissional de segurança e ou medicina do trabalho
    16. mobiliário mal projetado e ergonomicamente errado.
    18. postura fixa por tempo prolongado
    19. tensão excessiva e repetitiva provocada por alguns tipos de esportes
    20. desconhecimento do trabalhador e ou empregador sobre o assunto


  19. Quais as doenças decorrentes de esforços repetitivos?

  20. São diversas, a saber as mais comuns são,
    1. tenossinovites
    2. tendinites
    3. epicondilite
    4. síndrome do tunel do carpo 
    5. bursites
    6. dedo em gatilho
    7. sindrome do desfiladeiro toracico
    8. síndrome do pronador redondo
    9. mialgias 


  21. Que fazer em caso de suspeita de LER?

  22. O mais recomendado é procurar o médico imediatamente e passar por uma avaliação. Também é aconselhavel parar com a atividade suspeita de ser causa da LER.


  23. Estou com suspeita de LER. Que médico devo procurar?

  24. O site Repetitive-Strain-Injury.com recomenda que seja médico com conhecimento e especialização em LER/DORT, ortopedista, reumatologista ou neurologista. É comum o encaminhamento para fisioterapia depois de avalição médica.
    O Repetitive-Strain-Injury.com também sugere os seguintes passos para a escolha do profissional de saúde:
    1. qual a experiência que ele possui em LER?
    2. qual sua eficiência no tratamento da LER?
    3. como é o tratamento?

Por Etapas O Que Mais Dói

 

Se a doença for identificada nesta fase, caracterizada por algumas pontadas, pode ser curada facilmente.

 

Dor mais intensa, porém tolerável, mais localizada, acompanhada de calor e formigamento.

 

Nem o repouso consegue, nesta fase, fazer com que a dor diminua por completo.
Incapacidade para certas funções simples.

 

Dores insuportavesi e só pioram tornado a parte afetada dorloria, sem força e deformada. O paciente tem depressão, ansiedade, insônia e angústia.
A doença já não tem mais cura.
Onde Mais Dói

Simulando o Descanço


A posição em que há menores chances de usuáruios de computadores desenvolverem LER simula a postura da pessoa quando descança em posição sentada; ou seja, com as mãos (quase) apoiadas sobre as pernas e o corpolevemente para trás.
Certo Errado
Posição Correta Posição Errada

bursite

O que é bursite?

A bursite é a inflamação dolorosa das bursas que são uma espécie de saco plano com uma pequena quantidade de líquido. Se encontram em locais de atrito onde os tendões ou os músculos passam sobre os ossos e servem para facilitar a movimentação normal de algumas articulações.

As causas da bursite incluem o uso excessivo da articulação ou doenças como lesões, gota, a pseudogota, artrite reumatóide ou infecções, mas pode não ter causa conhecida e as bursas lesadas são suscetíveis a novas inflamações.

A bursite causa dor ao se mover ou tocar na articulação inflamada e tende a limitar os movimentos, mas os sintomas específicos dependem da localização da bursa inflamada. Estas localizadas nos cotovelos, quadris, pelve, joelhos, dedos dos pés e calcanhares também pode ocorrer.

tratamento inclui o uso de antiinflamatórios, relaxantes musculares, aplicações de gelo e redução dos movimentos da área afetada. Casos mais graves podem passar por intervenção cirúrgica.

10 dicas para você lidar com a bursite:

1. Descanse: a dor da bursite pode desaparecer completamente após alguns poucos dias de descanso da junta afetada. Mas isso não significa parar com todos os movimentos, especialmente se o problema for no ombro. Imobilizar o ombro pode “congelar” a junta com aderências (tecido fibroso) e tecido fibroso cicatricial. Apenas pegue leve e tente evitar o movimento ou atividade que causou a dor.

2. Compre sapatos novos: bursite no calcanhar geralmente é causada por sapatos inadequados. A solução é simples: substitua os antigos sapatos por um par mais adequado.

3. Faça uma mudança: se você tem bursite no seu cotovelo ou joelho, mude a atividade que a causou – como se apoiar nos seus cotovelos enquanto lê ou ficar de joelhos – ou use proteção (como joelheiras).

4. Reduza a inflamação: tome uma aspirina de 500 miligramas se tiver dor para reduzir o inchaço associado à bursite. Ibuprofen é uma outra opção (siga as instruções da bula). Mas evite-os se você tiver problemas renais ou se o seu médico disse para evitar aspirina porque pode irritar o estômago. Pergunte ao seu médico sobre o uso de aspirina e ibuprofen se você estiver tomando medicamentopara pressão alta.

5. Esqueça o acetaminofeno: ao contrário da aspirina e do ibuprofen, esse analgésico não é um antiinflamatório, e não ajuda no combate à bursite.

6. Coloque gelo: o gelo diminui o inchaço ao reduzir o fluxo sangüíneo na área. Deixe uma bolsa de gelo na junta por aproximadamente 20 minutos, ou o dobro do tempo se a sua bursite for muito dolorosa. Proteja a sua pele Photobucket colocando uma toalha ou tecido entre a bolsa de gelo e a pele.

7. Aqueça o local: após o inchaço inicial ter reduzido, o calor de uma compressa ou bolsa térmica não será apenas agradável, mas também eliminará o excesso de fluido na bursa pelo aumento da circulação.

8. Use uma escadinha: alcançar ou puxar e empurrar na altura do ombro ou acima pode piorar a bursite do ombro. Se você não puder alcançar algo facilmente, use uma escadinha, ou melhor ainda, peça a alguém para alcançá-lo para você.

9. Entre no balanço das coisas: continuar movimentando a junta é importante, então certos exercícios são uma parte necessária do tratamento da bursite. Embora a maior parte desses exercícios devam ser recomendados por um médico, existem alguns que você pode fazer sozinho. Um exercício Photobucket efetivo para a bursite no ombro é o balanço do pêndulo. Para fazer esse exercício, curve-se na cintura e apóie o seu peso inclinando o seu braço bom sobre a mesa ou encosto da cadeira. Balance o seu braço inchado para frente e para trás e depois em círculos horários e anti-horários.

10. Faça movimentos suaves com as mãos: um outro exercício que você pode fazer para restaurar a capacidade dos movimentos do seu ombro é fazer a sua mão rastejar na parede, como uma aranha. Mas faça uma aranha preguiçosa. Qualquer outra coisa além de movimento lento e gradual pode prejudicar mais do que ajudar.

Consulte um medico se o edema persistir durante mais de duas semanas ou aumentar de volume, se a bolsa serosa se tornar dolorosa e quente ou se os movimentos se tornarem penosos.

* Para prevenir o aparecimento de bursite, evite atividades que requeiram uma pressão prolongada sobre os joelhos e os cotovelos. Se não puder evitar ajoelhar-se, faça-o sobre uma almofada de espuma para reduzir a pressão sobre os joelhos.